Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1222
"Caminhos da Floresta" - Funny Girl

Crítica Caminhos da Floresta

Published on Janeiro 29th, 2015 | by Maiara Tissi

0

“Caminhos da Floresta”

 
#EspecialOscar2015

 
Quando os mais diversos contos de fadas se reúnem em uma única história, em uma única floresta, as interações mais inusitadas e repletas de muita magia certamente podem acontecer. É esta a premissa de Caminhos da Floresta, musical escrito por Stephen Sondheim (CompanySweeney ToddWest Side Story) que trás personagens clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel em situações já conhecidas assim como outras um tanto surpreendentes.

O diretor Rob Marshall, responsável pelo vencedor do Oscar Chicago, foi o encarregado pela Disney para recontar nos cinemas uma das montagens mais icônicas da Broadway. Caminhos da FlorestaInto the Woods em seu original, é o tipo de trama que já ganhou versões nos mais diversos tipos e tamanhos de teatro, incluindo na lista o propício Central Park em Nova Iorque. Desta vez, porém, a montagem ganha uma repaginada e é contada de maneira inédita, utilizando o que a sétima arte tem de melhor a oferecer.

Caminhos da Floresta

O elenco selecionado é da melhor qualidade. Apesar de poucos nomes vindos diretamente de musicais da Broadway (é o caso apenas de Lilla Crawford, intérprete de Chapeuzinho, que já foi Annie nos palcos, de James Corden, intérprete do Padeiro, e Mackenzie Mauzy, a Rapunzel), os renomados não fazem feio, pelo contrário. Meryl Streep (A Bruxa), Johnny Depp (Lobo Mau) e Anna Kendrick  (Cinderela) já haviam demonstrado seus dotes vocais em outras produções cinematográficas e dão conta do recado. Kendrick, aliás, está prestes a protagonizar em mais dois musicais neste ano:  A Escolha Perfeita 2 e The Last Five Years.

Já Chris Pine encarna o Príncipe Encantado e surpreende ao cantar e encantar em uma das cenas mais engraçadas do filme ao lado do outro príncipe, papel de Billy Magnussen. Outro destaque é o pequeno Daniel Huttlestone, ator que foi Gavroche em Os Miseráveis e agora interpreta João, também protagonizando uma das cenas mais tocantes do longa.

Caminhos da Floresta

Os efeitos especiais, figurinos, cenários, maquiagem e outros diversos recursos visuais, especialidades da Disney, que nunca deixa a desejar em nenhum desses quesitos, enriquecem ainda mais a trama e seus personagens, dando a eles mais vida e veracidade.  Assim como no não tão distante Malévola, a história fantástica de Caminhos da Floresta remete inevitavelmente às animações já realizadas pelo estúdio, mantendo suas grandes qualidades, sendo uma delas o fato de ser um filme que atende e entretém adultos e crianças, uma universalidade importante e difícil de ser conquistada.

Para os que conhecem a peça original, esperem cortes e mudanças de enredo. Cada mudança, porém, é devidamente compensada. Não apenas pelos artifícios visuais esplêndidos e ótima direção de Rob Marshall, como também por um roteiro bem construído, com encaixes harmônicos e sem furos hediondos, tornando as transformações necessárias imperceptível para os que conhecerão o musical pela primeira vez. De qualquer maneira, a diversão despretensiosa está garantida por uma adaptação talvez infiel, mas de qualidade inegável.

 

Indicações ao Oscar 2015: Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino.

 

Veja também:

Lista de Indicados ao Oscar 2015

“Birdman” e a vida nada glamourosa dos bastidores do entretenimento

“Foxcatcher” e as atuações que chocaram a todos

“Boyhood” e a arte de Richard Linklater  

Incontestavelmente “Invencível”

 

Tags: , , , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



Comments are closed.

Back to Top ↑