Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1246
Crítica: "Os Suspeitos" - Funny Girl

Cinema prisoners banner

Published on outubro 17th, 2013 | by Maiara Tissi

0

Crítica: “Os Suspeitos”

Elenco classe A formado por Jake Gyllenhaal, Paul Dano, Terrence Howard, Maria Bello e pelos Oscarizados Hugh Jackman, Melissa Leo e Viola Davis, se rende a trama do roteirista novato Aaron Guzikowski e a direção do praticamente desconhecido Denis Villeneuve (Incêndios). A reunião, porém, se justifica quando Os Suspeitos prova ser um dos suspenses psicológicos de maior impacto dos últimos tempos.

jackmanEm uma tarde como outra qualquer em que as famílias Dover e Birch se reúnem para comer, beber e se divertir, suas filhas de apenas seis anos saem parar brincar e nunca mais são vistas. A van seguida pela câmera na abertura do filme promete ser o meio condutor e até mesmo o local responsável pelo sequestro das meninas. Seu motorista, o jovem Alex Jones (Paul Dano), é o primeiro e principal suspeito do crime, que gera uma investigação policial comandada pelo Detetive Loki (Jake Gyllenhaal). Apesar de seu currículo impecável com absolutamente todos seus casos resolvidos, Loki não ganha a confiança de Keller Dover (Hugh Jackman), quem procura fazer justiça com as próprias mãos.

O roteiro de Guzikowski é primoroso e até mesmo original, mas nada se compara as atuações entregues por cada um do membros deste elenco. Enquanto Hugh Jackman é o centro das atenções na maior parte das cenas e prova ser merecedor de cada prêmio conquistado (no cinema e no teatro) através dos ataques de raiva, frustração e desespero de seu personagem, Jake Gyllenhaal deixa de lado todo e qualquer traço cômico dentro de si para interpretar o investigador sério e compenetrado que carrega um leve medo de falhar e um grande comprometimento em fazer tudo possível para resolver mais um caso.

prisoners-movie-imageMelissa Leo está praticamente irreconhecível e transforma seu jeito de andar e sua voz para interpretar Holy Jones, a tia de Alex. Viola Davis não possui muitos momentos focados em sua personagem, mas na cena única que tem, é de arrepiar. Já Terrence Howard tem o difícil papel de ter que estar na mesma posição do personagem de Jackman, porém encontrar o contrabalanço de quem não necessariamente concorda com as ações e sentimentos do amigo. Embora Paul Dano seja o mais jovem do grupo, seu talento é incontestável. Sempre muito sensível e até mesmo sutil ao demonstrar cada uma de suas emoções, como Alex ele demonstra mais uma vez ser um grande ator que tem muito ainda a revelar.

O canadense Villeneuve conduz com maestria a jornada desesperada desses pais assim como mantém o espectador no escuro durante todo o filme, sem revelar muitas pistas sobre o verdadeiro criminoso, deixando em aberto qual poderia ser sua conclusão até os minutos finais do filme. Apesar de Keller ir atrás de sua filha por si só, o longa não pode ser comparado com filmes como Buscar Implacável e, principalmente, O Resgate. Sem as firulas de filmes de ação, Os Suspeitos se baseia em algo mais carnal e encontra o equilíbrio certo ao afligir o espectador sem cenas exageradas e escandalosas ao mesmo tempo em que também não suaviza seus momentos mais delicados.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



Comments are closed.

Back to Top ↑