Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1291
Crítica: R & J - Juventude Interrompida - Funny Girl

Críticas

Published on abril 16th, 2012 | by Maiara Tissi

6

Crítica: R & J – Juventude Interrompida

Com a melhor das aproximações entre plateia e palco que um teatro pequeno e de circuito alternativo pode proporcionar, R & J – Juventude Interrompida traz uma das obras mais encenadas do mundo na versão do americano Joe Calarco, que foi sucesso no circuito londrino e no off-Broadway nos anos 90. No Brasil, o texto é dirigido por João Fonseca e após grande temporada no Rio de Janeiro e marcar presença diversas vezes entre as 10 melhores peças em cartaz, ganhou o prêmio APTR de Melhor Produção e fica por mais duas semanas em São Paulo.

Lousas penduradas pelas paredes do teatro e cadeiras de sala de aula típicas de um reformatório criam o ambiente, apresentado na primeira cena pelo quarteto de jovens a proferir em unisono frases e ideias impostas pelo colégio católico tão estrito quanto seus uniformes. Passado o entendimento do cenário, os amigos estudantes informam a si mesmos assim como aos espectadores que é chegada “A Hora Noturna”, o momento de diversão do dia, em que decidem encenar Romeu & Julieta.

O paralelo da encenação desses jovens dentro de um quarto e sua interpretação dos personagens shakespearianos proporciona um ritmo dinâmico e faz desta uma versão mais inovadora e moderna da obra. A originalidade também está presente na trilha sonora, que vai de Beatles e Queen até referências a Daniela Mercury, como parte das tiradas cômicas, bem presentes durante a peça e que intercaladas com momentos mais dramáticos servem perfeitamente para o público atual, principalmente para o acostumado apenas com o “teatro-espetáculo”.

Com o decorrer da peça e a intensidade da obra clássica aumentando, as transições entre os estudantes e Romeu & Julieta se tornam cada vez menos constantes e os atores passam a revezar seus papeis com menos intermediações. Nessa difícil missão, Pablo Sanábio, por exemplo, dá vida a ama de Julieta, o Frei e Teobaldo, fazendo mudanças de personalidade, tom e até mesmo gênero, em um mínimo espaço de tempo. João Gabriel Vasconcellos, Felipe Lima e Geraldo Rodrigues (indefinidamente no lugar de Rodrigo Pandolfo) completam o elenco que dá gosto de ver em sua sincera e apaixonada interpretação. Não à toa, estão juntos nessa empreitada rodando o Brasil há mais de um ano.

Depois de se apresentar no Sesc Belenzinho, o fim da temporada já está aí e no próximo dia 29, R & J – Juventude Interrompida se despede de São Paulo. Portanto, é melhor se programar logo para não perder a tragicomédia inesquecível criada pela junção de Joe Calarco, João Fonseca e quatro jovens, talentosos e promissores atores que é apresentada humildemente em um dos teatros mais aconchegantes e conhecidos pela classe artística, o Espaço Os Fofos Encenam.

Tags: , , , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



6 Responses to Crítica: R & J – Juventude Interrompida

  1. Mikes says:

    buááá
    você me deixou seco de vontade de ver, mas os ingressos já esgotaram!

  2. Maiara Tissi says:

    Tem certeza? Ontem eu cheguei 15 minutos antes e deu pra comprar tranquilamente. Não tem cadeira marcada, o que facilita também. Dá uma conferida Mike, vale muito a pena!

  3. Mikes says:

    vou tentar então! entrei no site do SESC pra comprar, só aparece uma tarja vermelha escrita “esgotado” e nem habilita a opção de comprar ingresso.

  4. Maiara Tissi says:

    Ahhh simm hehehe É porque não está mais no SESC, está no Espaço Os Fofos Encenam, aqui do lado da Brigadeiro Luís Antonio. =)

  5. Mikes says:

    liguei lá, vai até o fim de abril, mas o sistema ta fora do ar então não posso comprar! rs mas vou esse fim de semana de qualquer forma, valeu pela dica!

Back to Top ↑