Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1246
Curtain Up – Celebrando os últimos 40 anos de Teatro em NY e Londres - Funny Girl

Dica Capa Exposição 1

Published on março 18th, 2017 | by Miriam Spritzer

0

Curtain Up – Celebrando os últimos 40 anos de Teatro em NY e Londres

A NY Public Library for the Performing Arts juntou forças com o museu Victoria and Albert e a Sociedade Teatral de Londres para criar uma de suas melhores exposições. Celebrando os últimos 40 anos de teatro em Londres e Nova Iorque, Curtain Up, é imperdível para quem gosta de teatro.

A exposição não é muito extensa, mas bastante rica em materiais e informações. O espaço é todo decorado com posters, programas de teatro e mapas das regiões teatrais das duas cidades, conseguindo trazer ao público uma noção do que envolve uma produção teatral, ilustrada através de materiais dos palco e dos bastidores de diversas peças que fizeram história como as versões originais de O Fantasma da Ópera e Evita em Londres bem como A Chorus Line e O Rei Leão em NY.

No entanto, muito mais do que traçar uma linha cronológica e trazer detalhes das produções, o principal ponto da exibição é fazer uma comparativa dos dois mercados. Londres e Nova Iorque têm uma longa história de colaborações e intercâmbio teatral, e a exposição se propôs a mostrar as semelhanças e diferenças das duas indústrias, desde o layout e categoria dos tipos de teatros, termos usados, tipos de público e até as premiações.

Expo Curtain up 1

A comparativa destes dois mercados é ilustrada por diversos materiais, como fotos e vídeos das diferentes produções, tabelas comparando os recordes das duas maiores premiações de teatro, o TONY e o Olivier Award. Mas o mais interessante são os vídeos de entrevistas com produtores britânicos e americanos falando dos dois mercados. Entre os entrevistados está Daryl Roth, que já entrevistamos aqui no Funny Girl sobre o musical Kinky Boots.

 

Já sobre os bastidores, podemos encontrar os roteiros, cartas entre o time criativo das peças, desenhos de figurinos, esboços e maquetes de cenários. Entre estes, talvez um dos itens mais impressionantes seja a carta de a carta de Hal Prince para Tim Rice sobre suas primeiras impressões de uma gravação demo do musical Evita em 1976. É uma leitura bastante interessante e descobrimos que muitas das observações ali mencionadas foram adotadas quando o musical veio de Londres para Nova Iorque em 1979.

Carta Hal Prince sobre Evita

Mesa de Audio Hairspray

Mesa de Edição de Som de Hairspray

Os vídeos expostos são verdadeiras preciosidades teatrais. Podemos ver gravações raríssimas das versões originais dos clássicos britânicos O Fantasma da Ópera, Evita, Les Miserables e suas produções na Broadway. E ainda podemos ver cenas de Audra McDonald e Lin-Manuel Miranda em início de carreira nos musicais Carrousel e In the Heights.

A parte de figurino é o que realmente enche os olhos. O público pode ver de perto croquis e tecidos, além de um acervo impressionante de figurinos ali mesmo. É difícil não se emocionar ao ver a mascara original usada por Michael Crawford no Fantasma e ao ver o vestido de Roxie Hart que Ruthie Henshall usou em Chicago. Mas é quase na última sala que somos realmente surpreendidos com a apresentação dos figurinos originais de O Rei Leão com parte do cenário, e os figurinos de Mary Poppins e Wicked apropiadamente pendurados no teto da sala.

Bom, vamos deixar que as imagens falem ainda mais:

figurino POTO

Figurino de Michael Crawford no The Phantom of The Opera

Croquis POTO

 

Figurino da Ruthie Henshall em Chicago

Croquis Chicago

Figurinos de Chicago

 

Lion King

Figurinos Rei Leão

Mary Poppins

Mary Poppins

Jersey Boys e Kinky Boots

Terno de Jersey Boys e botas de Kinky Boots

Elphaba

Figurino Wicket: Elphaba

Maquete In the Heights

Maquete In the Heights

The Producers

Figurino The Producers

 

Croquis Matilda

Figurinos de Matilda

Screen Shot 2017-02-22 at 12.53.53 PM

Maquete do cenário de Matilda


A exibição está na Biblioteca Pública para as Performing Arts no Lincoln Center em NY até 30 de junho e é entrada franca. Fique de olho no site também para acompanhar as diversas palestras que a biblioteca oferece sobre o assunto.

Para mais informações:

https://www.nypl.org/events/exhibitions/curtainup

Tags: , , , ,


About the Author

Apaixonada por New York e pela Broadway, sou aquela pessoa que vê cinco peças em um fim de semana, acompanha revistas e sites de moda e frequenta o MOMA mais do que a academia. Além de correspondente do Funny Girl na Big Apple, trabalho em coaching e vivo pelo mundo competitivo das performing arts como cantora, atriz e ex-bailarina clássica.



Comments are closed.

Back to Top ↑