Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1246
Encores! - "The Cradle Will Rock" - Funny Girl

Crítica tn-500_cradlewm101112248

Published on julho 22nd, 2013 | by Miriam Spritzer

0

Encores! – “The Cradle Will Rock”

E foi lançada a temporada Off-center de Encores! Mas afinal de contas, o que é isso?

“Off-Center” é mais uma das várias atividades do Encores! (evento que já comentamos aqui) e a forma que o programa encontrou para restaurar também os musicais off-broadway que foram tão marcantes na história do teatro musical americano. Este acontece in-between seasons de Encores!, no mesmo teatro, porém em um período muito mais curto: as três produções são feitas em apenas um mês.

12CRADLE-articleLargeA primeira peça da temporada foi The Cradle Will Rock de Marc Blitzstein, que apesar de ter tido sua estreia off-broadway o musical já teve também diversas versões nos circuito Broadway, além de ter ainda uma versão cinematográfica. Resumidamente, o enredo é sobre a briga da população versus a corrupção (algo ainda bastante relevante como podemos perceber pelo momento que estamos vivendo no Brasil). Claro que tratando-se de um estória americana de 1937, a peça retrata a início dos sindicatos, greves por direitos trabalhistas e a briga da classe média (pequenos proprietários de terra/negócios) contra a classe alta que através de subornos tem controle do governo e por consequência tira os direitos e a liberdade da população. Entretanto, apesar do assunto ser bastante universal, The Cradle é mais uma crítica à sociedade do que entretenimento em si.

O diretor da produção é Sam Gold, que demonstra na peça uma visão bastante interessante. Ele cria uma interação entre os dois mundos (classe alta e classe trabalhadora) usando poucos recursos materiais, mas ao mesmo tempo, grandes recursos de cena e dos atores. Em teoria, a peça é difícil de acompanhar. São poucos atores e muitos personagens. Mas a direção foi sabia e, com um ótimo senso de humor, soube informar ao público o que estava acontecendo. Suas escolhas para contar a peça foram bastante não-usuais. Por exemplo, a peça acaba com todas as luzes sendo acesas, as cortinas levantadas e os cenários são tirados de cena, tirando toda a magia do teatro é tão chocante que mesmo alguém extremamente familiarizado com o que acontece por trás das cortinas fica impressionado.

tn-500_cradlewm101112249Quanto ao elenco… ah o elenco… a coisa mais importante a ser falada é que a temporada Off-Center é quase que um paraíso musical! Um nome melhor do que o próximo. Por quem começar?! A queridíssima, talentosíssima Judy Kuhn rouba a cena onde passa! Judy está excelente como sempre, convence tanto como o engraçado Editor do Jornal (sim, o personagem é masculino) quanto como a esposa apaixonada Sadie Pollock. Raul Esparza é um dos últimos atores a entrar no palco, mas com o seu usual brilho no olhar e carisma, qualquer pessoa na plateia fica pronta para levantar e se unir a ele na briga contra a alta sociedade. Eisa Davis além de muito talentosa, faz qualquer mulher repensar o look de smooking como uma excelente ideia. E Danny Burstein, que faz o grande vilão da história Mr. Mister, tem um carisma cômico natural, mas apesar disso, convence como o corrupto que quer as coisas apenas do seu jeito. Porém, é claro que sempre há alguém que rouba a cena, e dessa vez foi a dupla de atores Henry Stram e Martin Moran, que entre diversos outros personagens, interpretavam os filhos de Mr. Mister. Com um ar de Paris Hilton e Beverly Hills 90210, a dupla fez o público literalmente chorar de rir.

The Cradle Will Rock encerrou suas apresentações com ótimas críticas no último dia 14. As apresentações seguintes do programa são a performance de apenas uma noite de Violet, com a maravilhosa Sutton Foster, e cinco shows de I’m Getting My Act Together and Taking it On The Road. Nos iremos assistir e contar tudinho aqui para vocês! 😉

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,


About the Author

Apaixonada por New York e pela Broadway, sou aquela pessoa que vê cinco peças em um fim de semana, acompanha revistas e sites de moda e frequenta o MOMA mais do que a academia. Além de correspondente do Funny Girl na Big Apple, trabalho em coaching e vivo pelo mundo competitivo das performing arts como cantora, atriz e ex-bailarina clássica.



Comments are closed.

Back to Top ↑