Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1292
"Garota Exemplar" e sua rede de mistérios - Funny Girl

Cinema Garota Exemplar

Published on janeiro 24th, 2015 | by Maiara Tissi

0

“Garota Exemplar” e sua rede de mistérios

#EspecialOscar2015

Adaptação do sucesso literário homônimo escrito por Gillian Flynn, Garota Exemplar ganha novo formato pelas poderosas mãos de David Fincher e continua a impactar com seus suspense que conecta um mistério ao outro e prende o fôlego do espectador até o último minuto.

Amy Dunne (interpretada pela maravilhosa e favorita ao Oscar Rosamund Pike) é uma jovem mulher que nasceu e cresceu em Nova Iorque, filha única de pais escritores que com o sucesso de sua série de livros puderam lhe prover uma vida de conforto e luxo. O único problema é que a série, denominada “Amy Exemplar”, é protagonizada por uma garota claramente baseada na própria filha, porém enquanto na realidade Amy era apenas uma criança falha como qualquer outra, na ficção Amy era perfeita e vencedora em todos os aspectos.

Garota Exemplar

Quando mais velha, Amy conhece o nativo do meio-oeste Nick, também escritor. Oposto da pressão sofrida pelos pais, Amy encontrou paz e carinho na simplicidade de Nick. Rapidamente os dois formaram, sem querer, o casal exemplar. Porém, como na vida real nem tudo é perfeito, em seu aniversário de cinco anos de casamento Amy desaparece, deixando a dúvida entre sequestro ou assassinato no ar. Enquanto todas as suspeitas caem acima de Nick, ele faz de tudo para provar sua inocência.

O icônico diretor David Fincher (Os Homens que não Amavam as MulheresA Rede Social) não se apressa a contar o roteiro escrito pela própria Gillian Flynn, tomando seu tempo para desenvolver sua história e explanar os fatos. Ele sabe que a graça está em uma característica importante da narrativa: seus personagens principais escondem segredos. Assim, ele explora cada passo com calma e detalhes. A intenção não é deixar mastigado para o espectador, mas sim usar de seu controle para instigar e aprofundar cada personalidade e motivação contida em seus protagonistas. Sua direção, mais uma vez, consegue transpor com maestria obras inteligentes e complexas, de difícil adaptação, e manter o público alerta e em expectativa, por dentro do jogo, ao longo dos 149 minutos de filme.

Garota Exemplar

Além de instigante, a trama intriga, colocando muitas questões reais à prova. Desde o que pode resultar quando uma criança cresce sob expectativas tão altas vindas de sua própria família até o poder de manipulação da mídia sobre o povo, que aceita como fato opiniões por vezes vulgares só por estarem sendo transmitidas em rede nacional. Dentre investigações, mistérios e resoluções que se transformam e se acumulam ao longo da trama, é difícil não se manter atento a cada nova informação colocada em jogo.

Fincher acerta mais uma vez ao criar aqueles que parecem ser seus favoritos, os personagens cheios de falhas, que se colocam em armadilhas e possuem seus próprios labirintos mentais, em filmes em que ninguém é inocente e tudo tem, pelo menos, dois lados. As cores e sombras de enquadramentos repletos de simbologia dão o tom da atmosfera densa criada por Fincher. De maneira sútil, ele insere o espectador, sem que o mesmo perceba, em uma trama penetrável, embora complexa. Refém de sua forma de narrar, quem adentra seu universo não consegue mais sair até o final. E, quem sabe, até depois dele. Garota Exemplar tem o poder de mover, instigar e impactar a todos.

 

Indicações ao Oscar 2015: Melhor Atriz.

 

Veja também:

Lista de Indicados ao Oscar 2015

“Birdman” e a vida nada glamourosa dos bastidores do entretenimento

“Foxcatcher” e as atuações que chocaram a todos

“Boyhood” e a arte de Richard Linklater  

Incontestavelmente “Invencível”

 

Tags: , , , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



Comments are closed.

Back to Top ↑