Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1291
Na Estante: "Adeus, Por Enquanto" - Funny Girl

Crítica

Published on julho 1st, 2013 | by Maiara Tissi

0

Na Estante: “Adeus, Por Enquanto”

 


E se o amor continuasse além da vida?

 

CAPA
Título Original: Goodbye For Now

Autor: Laurie Frankel

Ano: 2013

Editora: Paralela

Páginas: 318

1ª Edição: 2013


Quotes:

“Foi ela quem o beijou ou ele quem a beijou? Ou foi o destino, a compatibilidade, a química ou a ciência da computação? Sam não queria saber. Esqueceu-se de pensar nisso. Esqueceu-se de pensar em qualquer coisa.

“Não sou só eu – todo mundo passa a maior parte do tempo com amigos virtuais hoje em dia. Todo mundo passa mais tempo no Facebook do que com pessoas, mais tempo clicando em perfis do que saindo, mais tempo jogando tênis no videogame do que tênis de verdade, e tocando guitarra no videogame do que guitarra de verdade. As redes sociais não são tão sociais assim. Na verdade, é isolamento. Na verdade, é ficar sozinho.”

“Nunca seguimos adiante. Não é tanto que abrimos mão, é mais que nossa mão escorrega e caímos, porque lembrar não é suficiente. Minha memória é imperfeita. Está cheia de buracos.”

“Amor, morte, perda. Você se deparou com eles. E não há como contorná-los. Você para e constrói sua vida alia os pés da parede. Mas tudo bem. É onde todo mundo está também. Todo mundo está ali, ou indo para lá. Não tem outro lado, mas tem bastante espaço ali para construir uma vida, e bastante companhia.”.

Resenha:

A escritora americana Laura Frankel já foi considerada pela BookPage uma das jovens autoras para se acompanhar de perto e atualmente tem seu segundo livro lançado no Brasil. Seu livro de estreia, O Atlas do Amor, foi publicado pela Editora Paralela e agora a autora confia na mesma para a publicação de Adeus, Por Enquanto, já disponível nas livrarias.

Sam Elling é um gênio da computação que trabalha para um site de relacionamentos, onde cria fórmulas e equações para identificar e selecionar os melhores parceiros entre os perfis cadastrados no site. Na tentativa de aprimorar um projeto que busque não apenas o par perfeito como uma alma gêmea, Sam encontra Meredith, que coincidentemente trabalha na mesma empresa que ele e o melhor: prova que o programa dá certo! Sam e Meredith formam um casal adorável. Sem melodramatricidade, Laura Frankel encontra a medida certa para mostrar a afeição e amor entre um e outro, de maneira realista e romântica ao mesmo tempo. Os dois conquistam uma o outro e ao leitor já nas primeiras páginas do livro.

É quando uma tragédia cerca a vida de Meredith que acontece o primeiro ponto de virada da história. A partir de então Sam é obrigado a trabalhar em outro tipo de projeto, que traz os mortos de volta à vida, só que não. Lembrando que nosso protagonista é especialista em matemática, engenharia e computação, não em caça aos fantasmas ou receber espíritos. A pedido de Meredith, Sam desenvolve um programa que permite conversas por meios eletrônicos com quem já morreu tendo como base os dados e registros que já foram da pessoa falecida. O sucesso do tal programa, carinhosamente chamado de RePose, gera polêmica instantânea, entre os personagens do livro e muito provavelmente também em quem lê. A questão sobre o certo e o errado em se usar um programa como esse, o respeito ao falecido, a ajuda para seus entes queridos, tudo é colocado em questão. Nenhum lado parece estar totalmente certo ou errado, e é na análise em torno disso que gira a trama.

A leitura de Frankel abre um debate interessante, raro de se ver em um livro com estilo de linguagem “Jovem Adulta” como este. Adeus, Por Enquanto pode parecer mórbido, tendo a morte como o foco de sua trama, mas enquanto se fala em morte automaticamente se fala em vida. Expectativa e decepção, construir e se recuperar, são essas coisas da vida que dão relevância para esta história.

Tags: , , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



Comments are closed.

Back to Top ↑