Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1292
Na Estante: "Em Busca de um Final Feliz" - Funny Girl

Crítica

Published on maio 10th, 2013 | by Maiara Tissi

1

Na Estante: “Em Busca de um Final Feliz”


EM BUSCA DE UM FINAL FELIZ 02.inddAutora:

Katherine Boo

Editora:

Nova Conceito

Páginas:

284

1ª Impressão:

2013

  


Quotes:

“- Seja como for, você não tem cabeça para a escola – observara seu pai recentemente. Abdul não tinha certeza se tinha estudo suficiente para questionar isso, de qualquer modo.”

“Como a maioria das pessoas na favela, e no mundo, aliás, ele acreditava que seus sonhos combinavam com suas potencialidades.”

“Ele acreditava que em Annawadi a sorte não era resultado daquilo que as pessoas faziam, ou quão bem elas o faziam, mas sim dos acidentes e infortúnios que elas conseguiam evitar. Uma vida decente era aquela em que o trem não o atropelava, onde você não ofendia o senhorio da favela e a malária não te pegava.”

  

Resenha:

Em seu primeiro livro, a escritora e repórter americana Katherine Boo introduz o leitor a uma favela de médio porte da Índia chamada Annawadi, onde vivem os personagens Abdul, Asha, Sunil, Fátima e Manju. Entre seus familiares, colegas e amigos, estes personagens dividem espaço nas folhas do livro para apresentar um pouco de sua vida, sua rotina e seus sonhos em meio a um ambiente cinza, fétido e sem futuro.

Os temas mais recorrentes abordados por Katherine são a desigualdade e a corrupção. Enquanto a maioria dos personagens apresentados tentam viver de forma digna e conquistar seu sustento diário sem prejudicar o próximo, outros corrompem e são corrompidos, invejam o triunfo alheio e machucam sem propósito. Ao invés de destacar um vilão, a autora escolhe por certificar que o leitor compreenda que o verdadeiro antagonista da história é o próprio meio onde essas pessoas vivem. O cenário presente durante toda a trama é composto do choque entre riqueza e pobreza, já que Annawadi se localiza exatamente ao lado do aeroporto internacional e de um luxuoso hotel. Assim como os moradores da favela a todo tempo se deparam com uma barreira invisível entre eles e a Índia modernizada, Katherine também faz que o leitor não se esqueça desta em frases como: “De um lado, lixo e búfalos d’agua. Do outro, o cintilante Hyatt”.

O mesmo pode ser dito sobre a corrupção, que percorre a história inteira como fator predominante responsável pelos caminhos seguidos pelos personagens. Entregues nas mãos dos poderosos, tanto do judiciário como dos grupos ilegais da região, em Em Busca de um Final Feliz os cidadãos “comuns” se encontram como réus no julgamento destes que condenam em causas em que a verdade pouco importa. Como vemos nessa passagem vivida por Abdul quando a maioridade representaria um problema para ele: “Então, o médico entrou na sala com os resultados da investigação forense. Abdul teria 17 anos se ele pagasse duas mil rúpias, e 20 anos se não pagasse”.

Katherine Boo mostra uma Índia como a que vimos em Quem Quer Ser Um Miliónario? e que nos relembra o Brasil de Cidade de Deus, mas de uma maneira profunda como nunca antes vimos, apresentada por tantos pontos de vista em uma única obra. A repetição dos temas (a corrupção e desigualdade, pontuadas ao longo de todo o livro) reflete o dia-a-dia sem esperanças de seus personagens, que, ao mesmo tempo, é quebrado por eventos inesperados, planos atrofiados e reviravoltas que possuem sempre o mesmo objetivo: a sobrevivência.

 

em_busca_de_um_final_feliz13

Tags: , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



One Response to Na Estante: “Em Busca de um Final Feliz”

  1. Pingback: Leituras de Maio! - Funny Girl

Back to Top ↑