Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1246
"Relatos Selvagens" - Funny Girl

Crítica Relatos Selvagens

Published on fevereiro 1st, 2015 | by Maiara Tissi

0

“Relatos Selvagens”

#EspecialOscar2015

As vinganças malucas, reações exageradas e os crimes passionais tragicômicos de Relatos Selvagens levam a Argentina de volta ao grupo dos cinco indicados a Melhor Filme Estrangeiro da seleta lista do Oscar. Fora da mais renomada premiação de Cinema do mundo desde 2010, quando o diretor Juan José Campanella levou o prêmio para casa por O Segredo dos Seus Olhos, a trama que destaca o país desta vez não poderia ser mais diferente do anterior, mostrando que há Cinema e Cinema diversificado na terra hermana. 

Relatos Selvagens

Em uma série de curta-metragens, Relatos Selvagens compila protagonistas do cotidiano urbano de qualquer grande cidade em situações extremas e decisões, no mínimo, questionáveis. Apesar de se basear na comédia do exagero, o longa que acompanha personagens como um pai de família exasperado com as burocracias e palhaçadas do governo, uma noiva ciumenta e um motorista estressado. Pessoas sem poderes ou missões extraordinárias, em momentos do dia a dia, de fácil conexão com o público. O cotidiano comum, apesar de seus ápices de loucura, são a chave para fazer o espectador pensar que talvez o visto na tela poderia ser o que muitas pessoas gostariam de fazer, mas são impedidas pelo senso de ética ou até mesmo pelas leis federais.

Nestes contos urbanos modernos, os problemas chegam de todos os lados, seja do ambiente, da situação, do cotidiano ou até mesmo do passado. Não importa o porquê nem a quem, com a emoção à flor da pele, em ações explosivas que fazem humanos perderem sua racionalidade, estas pessoas perpassam o limite da razão, sendo controladas por um instinto selvagem inconsequente, revelando o que o ser humano pode fazer e a que ponto pode chegar.

Relatos Selvagens

Relatos  Selvagens pode não ter os elementos dramáticos favoritos dos votantes da Academia, mas compensa seu público com um humor negro tipicamente latino que ganha o apoio e inspiração de seu produtor, Pedro Almodóvar. O cineasta espanhol deixa os ares perturbadores usados em suas recentes obras A Pele que Habito e Abraços Partidos para se empenhar em um clima que relembra suas origens de histórias apimentadas e um tanto malucas como no longa Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos.

A produção de Almodóvar se aliou bem ao roteiro e direção de Damián Szifrón, reconhecido na Argentina por seus feitos televisivos de ação e suspense, como o seriado Los Simuladores. Szifrón mostrou saber conduzir com ritmo exato as correrias e contratempos de seus personagens. A dose exata de comédia nas situações misteriosas ou dramáticas com um pitaco de ação, equilibrando bem a união corajosa de violência e humor que com muita personalidade leva a arte argentina para o mundo.

 

Indicações ao Oscar 2015: Melhor Filme Estrangeiro.

 

Veja também:

Lista de Indicados ao Oscar 2015

“Birdman” e a vida nada glamourosa dos bastidores do entretenimento

“Foxcatcher” e as atuações que chocaram a todos

“Boyhood” e a arte de Richard Linklater  

Incontestavelmente “Invencível”

 

Tags: , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



0 Responses to “Relatos Selvagens”

  1. Anônimo says:

    No meu caso o que me deixou injuriada foi uma pequena protus

Back to Top ↑