Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1292
Teatro da Vertigem faz Seminário de Iluminação - Funny Girl

Teatro Teatro da Vertigem

Published on outubro 24th, 2017 | by Maiara Tissi

0

Teatro da Vertigem faz Seminário de Iluminação

Grupo teatral convida profissionais de iluminação e apresenta em sua sede “Muros”, um projeto de Lutz Gallmeister, livremente inspirado em ‘Andorra’, de Max Frisch. Todas as atividades são gratuitas.

O Teatro da Vertigem dá continuidade às ações da parceria longeva com a Petrobras – um patrocínio de 11 anos já – e realiza, na sede do grupo na Bela Vista, duas atividades voltadas à área pedagógica e artística: MUROS (dia 26 de outubro de 2017, em duas sessões, às 19h e 21h)uma residência artística executada pelo músico Lutz Gallmeister junto com seu coletivo Memorial do Silêncio, criador de uma obra audiovisual livremente inspirada em ‘Andorra’, de Max Frisch e o I Seminário de Iluminação do Teatro da Vertigem – À Luz Do Pensamento: Reflexões Sobre A Iluminação Cênica Contemporânea (28 e 29/10), que vai reunir, em uma atividade teórica e prática, 10 profissionais de diferentes regiões do Brasil.

A Residência Artística 2017 do Teatro da Vertigem, na intenção de fomentar pesquisa em outras áreas para além da direção, dramaturgia e atuação, convidou o músico alemão Lutz Gallmeister, compositor, violonista e sonoplasta residente no Brasil desde 2008, para uma residência artística com seu projeto de pesquisa “Silêncio em Andorra”, que tem como objetivo investigar as possibilidades e limites do som como corpo principal de uma narrativa. Nessa obra, o público é convidado a conhecer o interior de um muro, bloco por bloco, seu cimento e suas entranhas de pedra. “Muros”, inspirada na peça sem atores Stifters Dinge, do alemão Heiner Goebbels, busca explorar as possibilidades de sensibilizar o público através do som, da luz, do vídeo e de objetos que se tornam protagonistas.

Guilherme Bonfanti, do Teatro da Vertigem, percebendo a escassa compilação de material didático referente à iluminação em artes cênicas, criou o I Seminário de Iluminação do Teatro da Vertigem – À Luz Do Pensamento: Reflexões Sobre A Iluminação Cênica Contemporânea. Como ação pedagógica voltada exclusivamente a essa área (e não como parte de programação de festivais ou mostras teatrais), se constitui como uma ação inédita em São Paulo, uma chance de trocar experiências teóricas e práticas com alguns dos profissionais mais requisitados do Brasil. Com pouco material organizado, catalogado e sistematizado disponível em português, os profissionais, estudantes e interessados terão a chance de promover um compartilhamento de ideias e ao final dos dois dias de intensa atividade, produzir textos sobre o trabalho e suas aplicações dentro de grupos artísticos ou em outros contextos.  A intenção é que a data se firme no calendário paulistano como a oportunidade anual de atualização dos light designers brasileiros.

As discussões teóricas do primeiro dia do seminário trazem temas como Luz e Narratividade (Luiz Fernando Ramos e Wagner Antonio), Performatividade na Luz (Cibele Forjaz e Nadia Luciani), Light Designer e a Pesquisa de Luz (Alessandra Domingues, Domingos Quintiliano, Marisa Bentivegna e Wagner Freire) e A Luz em Vertentes Realistas Contemporâneas (Welington Andrade e Eduardo Tudella). A mediação será feita por Francisco Turbiani e acompanhamento crítico por Antônio Duran e Grissel Piguillem.

No segundo dia, os atores Juliana Valente e Pedro Massuela, sob orientação da diretora Eliana Monteiro, colaborarão para que os 10 participantes inscritos coloquem em prática as discussões e problemáticas levantadas na atividade dia anterior, desenvolvendo uma resposta prática às provocações levantadas.

 

Serviço:

Residência Artística 2017 | Projeto de Lutz Gallmeister com grupo Memorial do Silêncio

Memorial do Silêncio em Muros

Obra audiovisual livremente inspirada em ‘Andorra’, de Max Frisch.

 

26.OUT | 19h e 21h

I Seminário de Iluminação do Teatro da Vertigem – À Luz do Pensamento: Reflexões Sobre a Iluminação Cênica Contemporânea

 

28.OUT | MESAS DE DEBATE 

09h00    ABERTURA – Guilherme Bonfanti e Eliana Monteiro

09h30    LUZ E NARRATIVIDADE – Luiz Fernando Ramos e Wagner Antonio

11h30    PERFORMATIVIDADE NA LUZ – Cibele Forjaz e Nadia Luciani

13h30    INTERVALO

15h00    LIGHT DESIGNER E A PESQUISA DE LUZ – Alessandra Domingues, Domingos Quintiliano, Marisa Bentivegna e Wagner Freire

17h00    A LUZ EM VERTENTES REALISTAS CONTEMPORÂNEAS – Welington Andrade e Eduardo Tudella

19h00    Lançamento do livro ‘A Luz na Gênese do Espetáculo’, de Eduardo Tudella

 

29.OUT | TRABALHO PRÁTICO

10 vagas  |  inscrições presenciais no dia 28/10

ATORES CONVIDADOS  Juliana Valente e Pedro Massuela

DIREÇÃO DAS CENAS DO TRABALHO PRÁTICO DO SEMINÁRIO Eliana Monteiro

10 às 17h com intervalo das 13h30 às 14h30

 

 

Local: TEATRO DA VERTIGEM

Rua Treze de Maio, 240 – 1º andar – Bela Vista

Info: (11) 3255.2713

ENTRADA FRANCA

www.teatrodavertigem.com.br

Tags: ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑