Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1291
Tim Burton chega a São Paulo - Funny Girl

Cinema Tim Burton

Published on fevereiro 12th, 2016 | by monicacastilho

0

Tim Burton chega a São Paulo

Com personagens de olhos grandes, monstros incompreendidos e sua visão bem particular do mundo, Tim Burton conquistou uma legião de fãs fiéis. Nascido na Califórnia, o cineasta já havia ganhado uma exposição em seu país, e agora, pela primeira vez, ela vem à América Latina.

Cheguei no primeiro dia, no primeiro horário. Do lado de fora, logo na fachada enfeitada do Museu da Imagem e do Som (MIS), pude observar pessoas com sorrisos tão largos quanto o do gato Cheshire, reformulado pelo diretor em Alice no País das Maravilhas (2010). Como uma boa admiradora, certamente também mantinha tal expressão no rosto.

Tim Burton

Na verdade, era difícil não se empolgar, pois desde a entrada a exposição era surpreendente, nos fazendo literalmente ser engolidos pela enorme boca de um monstro na porta, indo diretamente para a mente de Burton. E é disso que a exposição se trata. Não é sobre um filme ou outro, sobre um personagem ou alguma ilustração, mas sobre a maneira particular com que ele pensa e consegue criar tudo o que conhecemos, para isso nos fazendo compreender toda a sua vida e trajetória.

Temos a chance de caminhar por corredores repletos de desenhos originais, encarar bonecos enormes, assistir a vídeos e até entrar numa recriação do subúrbio onde o jovem Burton começou a apreciar tudo o que mais tarde viria a lhe inspirar. Entre as alas separadas por emoções como felicidade, melancolia e encantamento, estão presentes mais de quinhentos itens, muitos deles raros e desconhecidos até pelos maiores seguidores, o suficiente para nos dar aquela mesma sensação de brilho nos olhos das crianças entrando na Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e então entender melhor as suas criações.

Por falar na fábrica de chocolate, a atração é para todas as idades. Há desde esboços dos personagens de Batman (1989 e 1992) para os mais saudosistas até uma versão inflável e enorme do Menino Balão, extremamente encantadora. Por fim, após as quase duas horas necessárias para ver, interagir e – admito – me emocionar, saí de lá com uma certeza que vale tanto para fãs de longa data quanto para aqueles que agora descobriram o cineasta: nunca mais veremos a sua obra da mesma maneira.

Tim Burton

Tim Burton

Tim Burton

Dica: próximo ao portão de entrada/saída do museu, há um pequeno trailer vendendo lembranças oficiais da exposição, dentre elas um catálogo exclusivo com fotos de tudo o que pôde ser visto, além de entrevistas e biografia. Vale muito à pena.

Para informações sobre vendas de ingressos e valores, é só acessar o site do MIS: http://www.mis-sp.org.br/

 

Tags: , , , , , , ,


About the Author



Comments are closed.

Back to Top ↑