Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1292
TOP 10: Mundos Distópicos - Funny Girl

Cinema

Published on março 26th, 2012 | by Maiara Tissi

2

TOP 10: Mundos Distópicos

O lançamento do filme Jogos Vorazes e, principalmente, seu sucesso de bilheteria – que já bate recordes mundo a fora – me inspirou a fazer uma listinha pra vocês de obras tanto literárias como cinematográficas que, assim como a trilogia de Suzanne Collins, se passam em mundos distópicos.

Muitos estão mais familiarizados com o termo “utopia”, que significa um mundo futurista, imaginário e basicamente impossível, onde tudo dá certo e contribui para a plena felicidade de cada individuo. O contrário de um lugar como esse é a distopia e quando esse tipo de ambiente é criado para uma história, recorrentemente a intenção é fazer uma analogia com a sociedade contemporânea.

Como a distopia costuma apresentar governos totalitários e sociedades corruptíveis, diversos clássicos utilizaram desse tipo de mundo ficcional, porém não tão distante da realidade, como crítica a sociedade e ao governo. Como estes:

 

 V de Vingança, 2006

Admirável Mundo Novo, 1932

O Dorminhoco, 1973

Laranja Mecânica, 1971

Não Me Abandone Jamais, 2010

Metropolis, 1927

Gattaca, 1997

Fahrenheit 451, 1966

Minority Report, 2002

Blade Runner, 1982

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



2 Responses to TOP 10: Mundos Distópicos

  1. Priscilla says:

    eu AMO essa temática. vários filmes citados nessa listinha também fazem parte da minha de favoritos, além de “admirável mundo novo”, livro que estou lendo no momento.
    adorei o post! bisou :3

    http://jemappellepriscilla.wordpress.com

  2. Maiara Tissi says:

    Também gosto bastante, agora estou lendo “1984”!
    Você viu que ótimo o depoimento do Aldous Huxley?
    (:

Back to Top ↑