Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1246
Última chance para assistir "Godspell" em São Paulo! - Funny Girl

Críticas godspell

Published on setembro 24th, 2012 | by Maiara Tissi

1

Última chance para assistir “Godspell” em São Paulo!

Clássico da Broadway, Godspell teve sua primeira versão feita em Nova York em 1971. O Brasil recebeu a peça em 1973, 1983 e 2002. Após ter montagens na Austrália, em Londres e Toronto, entre 1971 e 1972, a peça estreou seu revival em outubro do ano passado, estrelado por Hunter Parrish.

Atualmente no Brasil, o público daqui começa a ver o resultado de peças vindas com suas produções diretamente da Broadway que atingiram grande sucesso e aguçaram a curiosidade de pessoas que não muito tempo atrás não considerariam assistir a um espetáculo que mistura atuação, dança e canto. É graças a esse crescente interesse e gosto do público brasileiro por musicais que se abriu um espaço para montagens do gênero de todos os tamanhos e orçamentos.

Dessa nova diversidade no teatro musical que surge a montagem atual de Godspell, dirigido por Kleber di Lázzare e produzido por Janaina Lince, admiradora da peça, que graças ao cenário atual foi capaz de juntar esforços e levar a história ao palco do Teatro Commune, em São Paulo.

Também parte do elenco, Janaina contracena ao lado de ilustres desconhecidos. E põe ilustres nisso, os atores são de uma qualidade que é de dar orgulho. Excelentes em todos os quesitos requeridos – que não são poucos, não há o que tirar nem pôr na performance de cada um. Praticamente sem deixar o palco por nenhum momento, todos demonstram entrega total a seus papeis, que como um grupo formam os apóstolos de Cristo.

A trama segue o Evangelho de São Mateus e se inicia com indivíduos marginalizados, céticos e impenetráveis da sociedade contemporânea que têm seu cotidiano interrompido por João Batista, quem intervém com uma mensagem de amor através da canção “Prepare Ye” e lhes apresenta a Jesus Cristo. A partir de então estes se tornam seus seguidores e são levados ao caminho de um novo ensinamento. Ao longo da peça Jesus os trata como seus alunos, contando histórias e os testando, na maioria das vezes através de brincadeiras, que divertem a eles mesmos e ao público.

Parte da grande dinâmica, que faz as relações do grupo tão reais e divertidas, se dá graças a o que deve ter sido um trabalho mais cuidadoso de improvisação. A leveza trazida desse exercício permite a despreocupação com marcações no palco todo o tempo e a naturalidade nas ações dos atores transparece – positivamente – para quem assiste.

A musicalidade de Godspell é o coração da peça. Com letras de Stephen Shwartz (Pippin e Wicked), sua genialidade se mostra mais uma vez inegável. Aqui ele consegue transformar um texto com base religiosa em um espetáculo irresistivelmente contagiante, delicioso e emocionante, mesmo para a mais cética das pessoas. O melhor é que a versão em português de canções como “Day By Day”, “Save The People” e “Light of the World” mantém a qualidade musical e ainda é tocada por uma banda que fica a um canto do palco, deixando tudo ainda mais especial.

Com o preço que deve ser o mais barato entre as peças do gênero na cidade, Godspell deixa São Paulo após o próximo fim de semana provando que o Brasil já tem condições de ter o seu próprio “Off-Broadway” musical e que grandes números de dança e figurinos com extra brilho não são pré-requisitos para lotar teatros com atores cheios de talento e uma plateia com público pra lá de satisfeito.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Kleber di Lázzare
Direção musical: Gilvan Gomes e Afonjah
Direção vocal: Eduardo Berton

Elenco: Janaína Lince, Aline Leite, Anna Toledo, Arthur Berges, Carlos Sanmartin, Davi Tápias, Guilherme Lazary, Igor Miranda, Louise Helene Schlemm, Mariana Elisabetsky, Pier Marchi e Renata Versolato.
Músicos: Gilvan Gomes, Afonjah, Rafael Marão e Marcos Uzun.

Tradução das músicas: Gilvan Gomes
Tradução do texto: Luciana Garcia
Figurino: Celso Oh
Cenografia: Kleber di Lazzare e Celso Ohi
Assistente de produção: Aelson Lima
Produção: Evandro Martins Fontes e Janaína Lince

Teatro Commune – Rua da Consolação, 1218 – Consolação – São Paulo-SP
03 de agosto a 30 de setembro, Sextas às 21h30, Sábados às 21h e Domingos às 20h
R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia
Recomendado para maiores de 10 anos
Duração: 110 minutos
www.godspellomusical.com.br

Tags: , , , , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



One Response to Última chance para assistir “Godspell” em São Paulo!

  1. Christal says:

    Suuuper recomendo, vale mto a pena assistir! Veria de novo se não estivesse acabando :/ rs

Back to Top ↑