Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1292
Vida de Blogueiro #04 - Minha Vida Literária - Funny Girl

Comportamento

Published on junho 11th, 2013 | by Maiara Tissi

3

Vida de Blogueiro #04 – Minha Vida Literária

 

Nesta coluna conversamos com alguns de nossos blogueiros preferidos, responsáveis por um conteúdo diversificado e original, eles contam aqui sobre seu trabalho e como é essa vida de blogueiro. ;)

 

minhaNome:
Aione Simões Sérgio.

 
Cidade:
Mogi das Cruzes/SP

 
Formação:
Nutricionista (mas não atuante na área).

 
Blog:
Minha Vida Literária

 

 

 

Quando você começou a se interessar por este universo dos blogs e o que te inspirou a fazer o Minha Vida Literária?

O interesse pelos blogs, na verdade, surgiu por acaso. Eu sempre fui uma apaixonada por leituras e, por causa da capa de um livro, eu sem querer caí em um blog que o estava sorteando, há dois anos mais ou menos. Quando eu vi que havia blogs fazendo promoções do tipo, fiquei doida e fui atraída a vários pelas promoções. Por conta disso, comecei a acompanhar os conteúdos de cada um e me sentindo cada vez mais apaixonada e “em casa”, por encontrar pessoas que gostavam tanto de ler quanto eu. Depois de um pouco mais de um mês como leitora dos blogs, fui sentindo crescer cada vez mais a vontade de fazer parte desse mundo também, de compartilhar minha opinião como blogueira, e não apenas comentando nos posts. Nasceu, então, o Minha Vida Literária!

De onde surgiu o nome do blog?

Confesso que não sou muito criativa com títulos hehe! Tentei pensar em vários, mas nada me vinha à mente. Só conseguia pensar em “Minha Vida Literária” porque seria essa a função do blog: retratar essa parte da minha vida.

minhavidaQual o foco principal do Minha Vida Literária?

Os livros, sem dúvida. São pouquíssimos os posts que já fiz no blog que não se referem a eles. Com relação às colunas, acredito que a base de qualquer blog literário esteja nas resenhas e elas sempre foram minha maior preocupação desde o início. Porém, tentei abranger e incluir outras colunas, também ligadas à literatura, para poder diversificar os posts e torná-los mais interessantes aos leitores.

Hoje em dia a quantidade de blogs (profissionais ou não) é enorme. Como você faz para se destacar entre eles?

Bom, se eu me destaco ou não é outra história haha…Mas o que eu tento fazer é sempre usar da criatividade. Procuro fazer posts, de vez em quando, que quebrem a rotina das colunas fixas para trazer um ar de novidade, mas isso nem sempre é possível. Além disso, acredito que a dedicação e o amor pelo trabalho sejam obrigatórios nesse caso. É impossível fazer algo que desperte a atenção dos leitores sem que você esteja curtindo aquilo que está fazendo – os leitores percebem o desinteresse do blogueiro – ao mesmo tempo em que a dedicação é sempre necessária para poder manter tudo em funcionamento.

Qual você considera ser a maior vantagem e a maior desvantagem em ser blogueiro?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida. As vantagens são várias, e coloco no topo da lista o carinho recebido, tanto dos leitores quanto de outros blogueiros, autores parceiros e editoras de um modo geral. A quantidade de amizades que fiz nesses dois anos como blogueira foi enorme! Além disso, é sempre uma satisfação imensurável quando fazemos algo que gostamos e recebemos um bom retorno por isso. E, claro, é ótimo poder estar diretamente ligada nesse mundo, recebendo novidades do mundo literário e oportunidades que, sendo apenas leitora, eu não teria.
Como desvantagem, eu, na verdade, não usaria essa palavra, porque o que citarei não é algo necessariamente negativo. Mas diria que as leituras de parceria, as vezes, podem ser algo complicado, isso porque acabam diminuindo muito as leituras que você, por exemplo, compra ou ganha. Tenho livros na minha estante que quero ler há séculos, mas que ainda não consegui pela necessidade de ler outros primeiro. Como eu disse, não é algo necessariamente ruim, porque eu também tenho interesse nas leituras que solicito de parceria, porém, acredito que esse seja um ponto delicado. Já há um tempo tenho adotado uma política de selecionar minhas parcerias para não me comprometer com muitas e acabar não conseguindo dar conta delas, mas levei um tempo para perceber isso. No começo, eu praticamente saía atirando para todos os lados hehe.

Você já sofreu da “ressaca blogger”, aquele momento (que pode durar até mesmo dias) completamente sem inspiração? O que fazer para lidar com isso?

Sofri. Foi apenas uma vez, inclusive recentemente e diria que ainda estou me recuperando dela. Passei por um período um pouco atribulado com minhas leituras e postagens, sem conseguir me concentrar direito em nenhuma delas, o que resultou no acúmulo de vários livros e uma semana sem posts no blog. Mesmo após ter retornado, ainda não consegui voltar à ativa 100%, não cumpri o calendário que costumo propor – essa é minha maneira de organizar os posts do blog, já deixo agendada pelo menos a ideia do que postarei dentro do período de um mês, ainda que eu só prepare os posts na semana em que vão ao ar -, mas estou indo aos poucos. Acho que, quando isso acontece, é bom que tiremos uns dias sem nos preocuparmos ou nos cobrarmos por isso, porque a pressão de querer voltar pode ser mais prejudicial. Ainda assim, depois desses dias sem posts, disse para mim mesma que eu precisava voltar, principalmente por causa dos leitores, e fui me organizando para isso.

minhavidaliterariaQual seguimento do seu blog faz mais sucesso entre seus leitores e qual você, particularmente, mais gosta?

Acredito que os vídeos sejam os mais populares, principalmente nos últimos tempos, com a intensificação do uso do Youtube pelos blogueiros. Particularmente, eu gosto muito dos posts que faço que não pertencem a nenhuma coluna, exatamente por serem aqueles que surgem de algum surto de criatividade e por darem um ar de novidade ao blog. Também, tenho um carinho especial pela coluna “Parece, Mas Não É”, por ser exclusiva do blog e presente nele praticamente desde o início do Minha Vida Literária.

Você acha mais fácil fazer publicações em texto ou em vídeo?

Depende. Quando se trata de resenhas, prefiro fazê-las em texto porque tenho um maior controle sobre o que digo, sobre o que preciso dizer. As vezes, eu me empolgo falando e acabo falando demais, inclusive desnecessariamente, e ai preciso usar da edição para manter somente aquilo que é importante. Também, acontece muito de eu esquecer de dizer algo que julgava necessário e deixar o vídeo sem essa informação por não ser possível gravar novamente. Outro ponto complicado dos vídeos é que, quando estou cansada, isso transparece na gravação, e é muito mais fácil que eu esqueça o que preciso falar, fazendo buracos no vídeo – apagados pela maravilha da edição hehe! Por outro lado, quando estou empolgada com um assunto, gosto de gravar, principalmente porque isso permite uma maior interação com os leitores.

O que você faz na internet quando não está blogando?

Visito outros blogs e uso minhas redes sociais hehe! Na verdade, a maior parte do tempo que estou na internet está ligada, de alguma forma, a minha atividade de blogueira.

Para finalizar indique um blog, site ou canal no YouTube que você considere uma fonte de inspiração.

Posso indicar dois? Seriam o Book-Addict e o Livros e Fuxicos. Admiro demais a Duda e a Pah. São excelentes blogueiras e resenhistas, além de serem uns amores de pessoa, super queridas entre os leitores e blogueiros. São, hoje, duas amigas que tive a felicidade de conhecer. Em muito elas me inspiram e me servem de modelo no que diz respeito ao trabalho que faço com o blog.

 

Tags: , , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



3 Responses to Vida de Blogueiro #04 – Minha Vida Literária

  1. Awwwwn <3 SUPER emocionada por ter sido mencionada de uma forma tão carinhosa por você, Mi!
    Você sabe que eu te admiro muito e sempre torço por você tudo!
    Feliz demais em ter te conhecido pela blogosfera, uma das muitas felicidades que o blog me trouxe.
    Amei a entrevista, transparece o quanto você é dedicada e adora o que faz. Concordo completamente com você no quesito das vantagens e desvantagens, apesar de "desvantagem" ser uma palavra forte, mas passo pela mesma situação.
    E ultimamente estou encerrando algumas parcerias também, aos poucos, mas estou. Não consigo mais dar conta de todas e já comecei excluindo duas, espero equilibrar as restantes na medida do possível para não precisar fazer isso novamente rs
    Parabéns pela ótima entrevista e espero que o Minha Vida Literária continue com o seu ótimo conteúdo por muitos anos vindouros! 😀
    Beijão, querida!

  2. Paola A. says:

    Oi Maiara, ou gêmea linda! ♥

    ADOREI a entrevista, a cada resposta sua fui capaz de sentir sua alma, seu coração; gosto tanto disso, da forma como você se entrega, e por isso que você se destaca Mi, pq. você faz de coração, tudo no blog, desde as resenhas em vídeos, os posts criativos e o Parece mais não é (que é MUITO BOM) tem uma parte de você, do seu coração, dos seus sentimentos, e quando a gente faz algo com tanto amor, como podemos não receber carinho e fazer inúmeros amigos? Agradeço por ter te conhecido nesse mundo gêmea, poucas pessoas encontram suas gêmeas de alma, e eu sou feliz por ter encontrado a minha!

    Bjs

  3. Crislane Barbosa says:

    Mi você merece o reconhecimento sempre estou acompanhando seu blog.
    Adoro seus vídeos! É realmente um momento de aproximação sua com os leitores!
    Bjus…

Back to Top ↑