Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-content/themes/gonzo/includes/widget_areas.php on line 154 and defined in /var/www/html/funnygirl.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 1246
Vida de Blogueiro #09 - Menos Um Na Estante - Funny Girl

Comportamento 385588_363447420370290_1234110654_n

Published on julho 23rd, 2013 | by Maiara Tissi

0

Vida de Blogueiro #09 – Menos Um Na Estante

 

Nesta coluna conversamos com alguns de nossos blogueiros preferidos, responsáveis por um conteúdo diversificado e original, eles contam aqui sobre seu trabalho e como é essa vida de blogueiro. ;)

 
424011_591231490891243_552196430_n
Nome:

Márcia Lira.

Cidade: Recife

Formação: Jornalista atuando em Planejamento de internet e mídias sociais

Blog: Menos Um Na Estante

 
 
 

Quando você começou a se interessar por este universo dos blogs e o que as inspirou a fazer o Menos Um Na Estante?

Desde a adolescência que me interesso por blogs, que foi quando a internet começou a se popularizar e eles foram surgindo. Acompanhava muitos, e até tive uns dois, mas nada muito focado ou importante. Posso dizer que o meu primeiro blog é o Menos um na estante, que surgiu a partir da angústia mesmo de não conseguir dar conta de uma estante cheia de livros.

De onde surgiu o nome do blog?

Quando você tem muitos livros bons ao seu alcance – e eu sempre tive, pois meus pais cultivaram uma boa biblioteca – e não consegue ler na velocidade que queria, ao terminar um título, a sensação é de “menos um”. O nome surgiu de um insight desse sentimento, enquanto eu encarava uma estante.

Qual o foco principal do Menos Um Na Estante?

Diria que o foco do Menos um na estante é o amor pelos livros. Então além de resenhas sobre obras, trechos de livros, indicações, eu gosto de postar sobre tudo que enche os olhos dos leitores: estantes, ambientes, ilustrações e qualquer coisa que traga à tona a paixão de cada um pelo que um livro pode proporcionar. O bom é que também é uma maneira de me estimular e de me forçar a ser mais leitora.

425188_325917184123314_1984283899_n

Hoje em dia a quantidade de blogs (profissionais ou não) é enorme. Como você faz para se destacar entre eles?

Trabalho com publicidade e mídias sociais, então o blog é um hobby que eu levo a sério. Faço com muito prazer e leveza. Diria que o diferencial é a seleção criteriosa de posts. Só posto o que eu acho muito bom. Só livros e autores que eu realmente curto, só as minhas mais sinceras observações sobre coisas que estão acontecendo. Não tenho a preocupação de noticiar, por exemplo.

Qual você considera ser a maior vantagem e a maior desvantagem em ser blogueiro?

A desvantagem é que dá trabalho, e muito. É como se eu tivesse outro emprego. Mas tem essa coisa muito boa que é ter um espaço pra falar de algo que eu amo, e poder compartilhar isso com os mais diferentes tipos de gente – e aprender muito. É um contato com pessoas que eu nunca teria de outra forma.

Você já sofreu da “ressaca blogger”, aquele momento (que pode durar até mesmo dias) completamente sem inspiração? O que fazer para lidar com isso?

Estou passando por isso exatamente agora, hahaha. Mudei de casa e foi um processo tão intenso que não consegui me dedicar ao blog. Faz exatamente um mês que não posto nada novo lá, mas isso está mudando hoje. É natural, pode ocorrer. O importante é encarar com tranquilidade: saber que é só uma fase – e ir atrás de coisas que inspirem e façam fluir os posts.

386829_408943075820724_1488137030_n

Qual seguimento do Menos Um Na Estante faz mais sucesso entre seus leitores e qual você, particularmente, mais gosta?

Tags como “porta livros”, “marcador de livros” e “frases de livros” são muito procuradas no blog. Gosto muito de fazer resenhas de livros, porque são simbólicas para fechar a leitura, além de me dar a oportunidade de trocar ideias com outros que leram o mesmo livro.

Você acha mais fácil fazer publicações em texto ou em vídeo?

Em texto. Gosto muito de escrever, e não tenho muita desenvoltura com vídeos. Mas é uma área na qual eu pretendo me aventurar mais, acho um formato legal e tem alguns videocasts de livros que eu acompanho e curto muito.

O que você faze na internet quando não está blogando?

Facebook, Twitter, Pinterest, lendo blogs que gosto, notícias, artigos, vídeos. Respondendo e-mails, trabalhando. A internet, esse mundo de possibilidades que eu adoro <3

Para finalizar indique um blog, site ou canal no YouTube que você considere uma fonte de inspiração para o Menos Um Na Estante.

Um dos blogs que eu mais gosto, e de forma direta ou indireta, influencia o Menos um na estante é o Manual Prático de Bons Modos em Livrarias. A Hillé é uma livreira com um humor pouco tolerante e muito perspicaz. Indico de olhos fechados..

 

 

Tags: , , , ,


About the Author

Criadora e editora-chefe do site Funny Girl. Apesar de ter prestado vestibular para Rádio e TV e adorar dar uma de jornalista, Maiara é cineasta por formação. Residente em São Paulo, suas grandes paixões são o cinema e o teatro, embora também não resista a um bom livro e seja levemente viciada em seriados de televisão.



Comments are closed.

Back to Top ↑